sábado, 16 de julho de 2011

Fusão? Compra? Ou simplesmente monopólio?

Bom dia!

Como vocês devem ter acompanhado, nos últimos 10 dias se falou intensamente de duas grandes negociações de empresas em nosso cenário econômico. A fusão entre a Sadia e a Perdigão, e a compra da Webjet pela Gol.

Mas e aí, o que nós cidadãos comuns temos a ver com isso? Nada? Tudo? Bom, quem sabe a resposta não seja nenhuma das duas, mas sim, muito.

Começamos pela fusão entre Sadia e Perdigão. Onde isso pode nos afetar? E porque tamanho interesse das duas empresas nesse negócio, administrativamente falando. Como se sabe, hoje em dia as empresas trabalham fortemente um aspecto que não pode ser visto, mas nem por isso não pode ser medido, a marca. Imaginem duas das maiores companhias de produtos alimentícios, se não as maiores, unirem suas forças (capitais e a marca) para atuarem juntas, no que isso pode resultar? Monopólio. Domínio total de mercado, e como ficam as novas empresas do ramo, ou até mesmo as que já existem mas que não conseguem imprimir tamanha força. É aí que entra o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), este conselho existe justamente para regular transações neste sentido. O Cade interviu sim na negociação das duas gigantes, mas será que as restrições feitas na negociação serão o bastante? Acredito que não. Mesmo a Brasil Foods (BRF é a companhia a qual passam a fazer parte a Sadia e a Perdigão) sendo obrigada a vender parte dos seus ativos e deixar de comercializar alguns produtos, não vejo outro objetivo no negócio a não ser o monopólio. Mesmo nas linhas de produtos em que deverão deixar de lado marcas já existentes, a empresa não será abalada, porque poderá lançar novas marcas. Enfim, ficam algumas dúvidas que só serão respondidas com o tempo: quem definirá os preços de mercado a partir de agora no mercado de alimentos em que atua a BRF? Terão espaço pequenas ou médias empresas neste mercado? Acredito que a resposta para as duas perguntas é não, o tempo dirá. Por outro lado, como o Blog é destinado também para administradores, fica uma dica: a BRF fez um ótimo negócio, ótimo para a companhia, nem tanto para a economia com um todo.

E a compra da Webjet pela Gol, o que tem de obscuro aí? Muita informação ainda não foi divulgada, a negociação, ao contrário da anterior, ainda não passou pela aprovação do Cade, por isso corre o risco de não se concretizar, vocês acreditam nisso? Eu não. Também diferente da negociação entre Sadia e Perdigão, no caso da Gol e da Webjet, a Gol não teria interesse em manter a marca Webjet no mercado, marca essa que desde sua criação enfrenta grande resistência. A Gol, gradativamente, passaria a utilizar as 24 aeronaves pertencentes a Webjet até chegar o momento onde tudo passaria a ser Gol. O risco deste negócio para nós consumidores é o seguinte: hoje a Gol conta com média de 35,39% de participação no mercado, a Webjet aparece com 5,16%, ou seja, a Gol passaria a contabilizar 40,55%. Até aí sem maiores problemas, mas e a Tam, onde entra nesse negócio? A Tam hoje domina cerca de 44,43% do mercado, somasse a isso os 40,55% que a Gol representará, e teremos 84,98% do mercado distribuídos em apenas duas companhias, o que poderá resultar em uma espécie de monopólio também, porém, com duas empresas envolvidas. Em resumo, a concorrência que hoje conta com três, quatro, ou até mesmo cinco empresas, temos a Azul e a Avianca crescendo por fora, passará a ser regulada quase que exclusivamente por duas, Tam e Gol (Webjet). Isso é bom? Assim como no caso anterior, acredito que para nós consumidores não, não é bom, quanto mais concorrência, melhor para o consumidor final. E a Gol, o que deve estar achando da negociação que está prestes a bater o martelo? Ótimo, a Gol deve estar achando ótimo, não tenho dúvidas.

Vou deixar disponível dois links para vocês, duas notícias divulgadas na imprensa, uma sobre cada caso. Se não fui claro em algum aspecto, ou se não concordam com minha opinião, leiam as notícias e comentem o que acham sobre o assunto. Importantíssimo assunto.


Mais uma novidade pessoal, aproveito para adiantar, que todas as terças-feiras o Blog irá apresentar um texto assinado por mim sobre administração e assuntos relacionados. Confiram. 

4 comentários:

  1. estamos de olho...
    hahaha....tá massa fera, parabéns pelo texto!

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  2. Essa da Gol foi bem interessante,porque eu fui para Santa Catarina semana passada de Webjet e no mesmo dia foi fechada a compra,então quando eu voltei quase já era GOL! hehehee..
    Mas achei ruim,porque como tu mesmo disse ali,quanto maior a concorrência,melhores os preços... Mas o Sr. GOL não está pensando nisso.. ele quer é dinheeeeeiro!! hehehe

    Beijão Gu!

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  3. Isso Pri!
    Exato. E o que dizer das estatais então, tipo Petrobrás? Eles aplicam o preço que querem, são únicos e ainda por cima é do próprio governo... Ééé, mas uma coisa é certa Pri, quem paga a conta sempre somos nós...
    Bjss!!

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  4. Meu pai SEMPRE diz: " os caras colocam o preço que eles quiserem na gasolina!!!" e pior que é né.. Daí que vem aquela história de "boicotar" os postos da Petrobras.. mas,o povo não costuma se unir pra esse tipo de coisa...E,caso se unisse,não sei se ia adiantar muita coisa.
    E sim,quem paga -ou deve no meu caso!!! hehehe- a conta,somos sempre nós! >/

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