sexta-feira, 22 de julho de 2011

Trainees. Um dos segredos do sucesso das grandes empresas.

Bom dia!

O site Administradores.com.br divulgou na quarta-feira, 20, matéria sobre os programas de trainee. Dei uma lida nesta matéria e aproveito para comentar e já deixar o link para quem se interessar também.

Seguindo o que diz no título deste post, acredito que um dos segredos das empresas de sucesso, é justamente a seleção de talentos através dos programas de trainee. Trainee, na verdade nada mais é do que um estagiário graduado, porém, com algumas responsabilidades a mais.
Pouco tempo atrás, os profissionais recém formados tinham um pouco de receio deste tipo de seleção. Por anos, pagou-se salários baixos para o período em que o cargo na empresa era de trainee, lógico, após a efetivação, estes profissionais recebiam aumentos consideráveis de salário. Isso mudou. Atualmente, grandes empresas estão mudando estes patamares já desde a entrada do recém formado. Pesquisei algumas seleções disponíveis, e posso afirmar que os salários já batem na casa dos R$ 3.000,00.



Porque as empresas estariam se submetendo a pagar salários tão altos, para pessoas que saíram da universidade a pouco tempo, e muitas vezes sem nenhuma experiência profissional? A resposta a seguir diz tudo. Devido a escassez de profissionais qualificados no mercado (assunto já tratado aqui no Blog), as organizações estão agindo pró-ativamente e buscando os talentos na porta da universidade. Mas e como garantir que este profissional vai dar o resultado esperado? Esta garantia na verdade não existe, mas as chances de dar errado são minimizadas, quando a empresa dispõe de um bom processo de treinamento interno, plano de carreira e trabalho em equipe, por exemplo. Resumindo, só empresas com estas características estão aptas a iniciar este tipo de programa. Nos cursos de administração e contábeis, por exemplo, os estudantes aprendem muita teoria, e precisam de uma vivência real, do dia-a-dia, para desenvolver tanta informação, comparar teoria e prática. É deste desenvolvimento que os programas de trainee participam. A empresa ajuda na capacitação do colaborador, muitas vezes o faz um líder, e, por outro lado, utilizam disso, deste poder intelectual para seu próprio sucesso.
Enfim, o que pouco tempo atrás parecia um perde/ganha, onde só a empresa tinha resultados positivos, atualmente vem se tornando cada vez mais um ganha/ganha, a empresa ganha com seus bons profissionais e o profissional ganha experiência, vivência na prática, sendo também reconhecido e recompensado como merece.
Eu aprovo. Acho os programas de trainee uma bela iniciativa.

Segue link da matéria no Administradores.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário