terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ei, vamos falar de Marketing?

Boa tarde! 

Publico a seguir texto que aborda este tão importante braço da administração de empresas, afinal, é através do marketing que se tem o contato direto com o cliente e todas as suas necessidades. 


Marketing digital, marketing estratégico, marketing de relacionamento, pesquisa de marketing. São tantas as possibilidades de se abordar marketing, que seria impossível escrever um bom texto em 30, 40 linhas. Aborda-se, então, quem sabe uma das características mais importantes disso tudo: Comunicação e publicidade. 

Exemplos de campanhas publicitárias de sucesso são tantos, e às vezes tão impactantes, que é comum nem nos darmos conta que sem o marketing não há publicidade, afinal, uma campanha de comunicação entre qualquer organização e seu consumidor, só é estruturada depois de o marketing passar todas as necessidades e características desse consumidor para a empresa, ou setor dentro da própria empresa responsável pela publicidade. 

Coca-Cola, Havaianas, Cerveja Skol. São vários os exemplos, mas é a partir de outra empresa que se fará as maiores considerações por aqui, o Grupo Zaffari. Pode parecer oportunismo, mas não, não é de agora que este grupo de reconhecido sucesso no cenário gaúcho se utiliza de datas festivas para aproximar-se de seus clientes, e um aspecto é percebido em todas as ultimas inserções da empresa na televisão, o aspecto emocional. Campanhas reverenciando as Mães, em seu dia, o aniversário de Porto Alegre, Semana Farroupilha e, que agora está em evidência, o Natal. 

O que a empresa aborda, em nenhum momento é o seu produto, ou preço baixo, quiçá qualidade ou bom atendimento. A empresa simplesmente se coloca em evidência. Está na boca do povo. Com a ferramenta da internet então, nem se fala, ou você não sabe de qual propaganda eu estou falando? Difícil não saber. Claro, falando-se do Grupo Zaffari, nem é preciso discutir muito qualidade ou preço, a empresa já tem seu público bem definido, o que se fala aqui é da importância de saber usar o que se tem a disposição para chamar ainda mais a atenção de quem está a sua volta, além é claro, do que realmente é mensurável em marketing, que é o relacionamento com o cliente, promoções, o produto em si, entre outros. 

É claro que de nada adianta uma inovadora estratégia de marketing, uma equipe excelente de vendas, campanhas extraordinárias na televisão, se o produto ou serviço não atingir as expectativas do cliente, isso é essencial. Juntar tudo isso é administrar, é saber liderar, é ter visão estratégica, uma visão compartilhada de todo o processo, e isso não se faz sozinho. Liderar é fácil quando se reúne pessoas melhores que você a sua volta. 


Divido com vocês abaixo a propaganda do Grupo Zaffari para este Natal, e mais algumas que emocionaram e continuam emocionando quem as vê, por suas diferentes abordagens.





Nenhum comentário:

Postar um comentário