terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Como planejar mais um ano que se aproxima? Fazendo acontecer.


Boa tarde! 

Publico abaixo mais um texto escrito por mim, no qual abordo uma visão um pouco mais voltada para nós, administradores (ou futuros administradores, é claro) e nossas carreiras profissionais, do que para as organizações em si. Apesar de que, uma organização com profissionais de sucesso, conseqüentemente de sucesso também será. 


Quem nunca ouviu frases do tipo: Mais vale uma ação do que mil palavras. Ou então: Planejamento não é nada sem ação. É com estas frases que se inicia este texto. 
A seguir, se apresentam alguns itens que podem ser considerados indispensáveis no planejamento de um novo ano de trabalho. Porém, tudo estará perdido se de fato não for colocado em prática o que se planejou. É preciso muita energia, muita cobrança pessoal, disciplina, mas todos são capazes, basta querer. 

Aprendizado: Educação e cultura nunca são demais. Se você está terminando algum curso de aperfeiçoamento, ou até mesmo uma graduação, é hora de planejar para no máximo o segundo semestre do próximo ano uma seqüência. Seja na mesma área ou não. Estudos indicam que qualquer profissional que passar dois anos sem algum tipo de aperfeiçoamento, está devendo aos concorrentes. 

Prioridades: O tempo é de não se ter tempo. Trocadilhos a parte, todos reclamam de falta de tempo, para qualquer que seja a atividade, desde profissional até para uma atividade física. Defina suas prioridades e as cumpra. Só assim verá que pro que realmente é importante, não falta tempo. 

Vida virtual, interatividade: O ideal é sempre manter-se atualizado, mas sempre com limites e dosagens. A vida virtual já se tornou parte do dia-a-dia de todas as empresas e de todos os profissionais, de qualquer ramo. Grandes oportunidades podem surgir através de redes sociais, é só ficar esperto. 

Trabalho em equipe: Quem ainda não se adequou a esta nova característica de trabalho, que está presente principalmente nas grandes empresas, deve pensar nisso já para o dia 01 de Janeiro. Uma tarefa em equipe pode ser difícil, sozinho? Talvez impossível. 

Saúde, bem estar: Nada se faz sem saúde e sem bem estar, sem se sentir bem. Clima organizacional é assunto diário em debates e congressos. E não se engane, um depende do outro. Um profissional que já não se sente bem em seu ambiente de trabalho, pode adoecer. Assim como uma pessoa doente pode influenciar negativamente em um ambiente de trabalho. 

E O MAIS IMPORTANTE: Juntar todos seus planos, sonhos e desejos, e fazer acontecer. Outros diversos itens poderiam ter sido citados acima, mas como já foi falado aqui, de nada adianta planejar, se a ação não acontecer. É preciso ter atitude, cabeça erguida e vontade de vencer. 


Bom gente, depois de mais este texto publicado, vou usar este espaço que tantas alegrias já me proporcionou neste ano, para desejar um Excelente Natal a todos, e que o ano que vem seja de muitas Conquistas e Realizações para cada um de vocês! 
Como o Blog também é gente (risos), vamos tirar um breve período de férias, e no dia 31 de Janeiro de 2012 retornamos com ainda mais força. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

3 comentários:

  1. Gustavo,

    Obrigada pelas dicas e pelo conhecimento que você dividiu comigo em 2011.
    Que em 2012 este seu projeto cresça ainda mais.
    Muito sucesso.

    Beijos.

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  2. Valeu Fer!

    Eu que agradeço por ter me apoiado e ajudado no que precisei.

    Muito obrigado!

    Abraço!

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  3. Velho graças as férias, finalmente pude ler seu blog! Gostei muito, tanto que já estou seguindo! Como amigo eu já sabia que você fazia a diferença, como profissional desconfiava, agora tenho certeza que vc também faz a difença.
    Continue assim meu caro amigo!
    Abraço

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