segunda-feira, 18 de julho de 2011

Carrefour confirma fechamento de hipermercado em Novo Hamburgo.

Boa tarde!

Conforme notícia divulgada pelo Jornal NH, de Novo Hamburgo, o hipermercado Carrefour confirmou o fechamento de sua unidade na cidade, dará lugar ao Atacadão, já com uma loja em São Leopoldo. Segundo a direção do grupo, desde o ano passado a empresa mudou seu "plano estratégico" e dentro dessa mudança está o fechamento de algumas unidades do Carrefour, abrindo espaço para o Atacadão, que pertence ao mesmo grupo.
O que vem a ser este plano estratégico que a empresa diz estar implementando? Uma coisa é certa, a companhia espera aumentar suas vendas, aumentando assim também seu lucro.
Qual a característica deste tipo de varejo, ao qual se enquadra o Atacadão? Preços baixos. Concordam? Mas o que vem junto com isso, e que para muitas pessoas passa despercebido? A quantidade. O preço baixo na verdade está estreitamente ligado a quantidade elevada, tanto é que para um mesmo produto, chegam a ser marcados até três preços diferentes, de acordo com a quantidade escolhida. Dito isso, só resta ressaltar que a empresa ganha duas vezes, ganha na compra, pois paga mais barato para seu fornecedor, por comprar em grande quantidade, e ganha na venda, pois naturalmente passa a vender mais.

Estratégia. Administração é isso. Planejar, organizar, dirigir e controlar.

Segue link da notícia divulgada através do site do Jornal NH.

4 comentários:

  1. Cara,vi essa notícia agora pouco no twitter e choquei. Nem sabia que o Carrefour tava com intenções de fechar.. E nem de abrir uma loja do ATACADÃO por aqui.. Vai ser ali mesmo onde é o Carrefour?
    Bom,pra eles vale a pena,já que a concorrência que o Carrefour andava tendo era do MAXXI né? Que também é do mesmo ramo de atacados,compras em quantidade e tal...
    Vamos ver se pra gente vale a pena né? ;)

    ResponderExcluir
  2. Oii Pri!
    Isso, vai ser ali mesmo onde é o Carrefour. Na verdade, não digo que não vai ser bom, mas o que acontece é que eles meio que nos forçam a comprar mais, entende? Na ilusão de que tá mais barato. O cara as vezes compra um produto que nem usa tanto em quantidade porque o preço é melhor, e quando vê fica parado em casa um tempão. E como as pessoas sempre estão "apertadas", essa pode não ser a melhor escolha.
    Abração Pri!!

    ResponderExcluir
  3. Ah isso acontece de verdade..Agora o unidão tem dessas de comprar mais e vira e mexe eu compro.. Só pra ficar mais barato.. Grande ilusão né? E fooogo essa vida de consumidor!!!!

    ResponderExcluir
  4. Na real eu até acho bom a vinda desse mercado pra cá. O Carrefour tava bem deslocado, o serviço era péssimo e ouvi muita gente reclamando. Faltava alinhamento estratégico na unidade.
    Numa economia aberta, quem mais ganha com a concorrência saudável são os consumidores. O Atacadão do Carrefour vai acabar concorrendo com o Maxxi do Walmart. Ambos adotam a estratégia do menor preço, na combinação dita "atacarejo", porque tem jeitão de atacado (principalmente na seleção de fornecedores) mas foca no público final. Eles forçam os fornecedores pela quantidade, pra vender cada vez mais barato, chegam a fazer leilão de fornecedores, pra ver quem vende mais barato.
    Agora, compra quem quer né? Acho que cada um é livre pra decidir se precisa de um produto ou não.. não é porque está barato que vai comprar e não usar. Isso é jogar dinheiro fora.

    ResponderExcluir