terça-feira, 26 de julho de 2011

Mudou o emprego ou mudamos nós? O futuro do trabalho.

Bom dia!

Publico a seguir texto sobre mudanças nos cenários empresariais, tanto de um ponto de vista organizacional, como dos profissionais.



Estamos presenciando no atual momento do nosso mercado de trabalho, que cada vez mais as pessoas estão tentando sua independência financeira através do empreendedorismo, e não mais como em tempos passados, somente como empregados e após, como aposentados. É só parar e observar ao nosso redor, que nos deparamos com diversas situações em que as pessoas não estão mais se contentando com o trabalho assalariado. O que também contribui com isso, é que as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologia, o que de uma maneira ou de outra acaba tomando o lugar da mão-de-obra humana. Bom, se as pessoas não querem mais ser simples empregadas, o que elas querem ser? Aí está o ponto forte de nossa reflexão: Todos somos empreendedores, se não no trabalho, mas em nossas vidas, todos temos sonhos, e a cada dia que passa levamos isso para nossa vida profissional. Para uma pessoa se tornar uma empreendedora, ela não precisa necessariamente ser um empresário, ela pode sim ser um empregado, mas com perfil empreendedor, e é aí que entram em cena as empresas modernas. 

Podemos observar hoje em dia, várias empresas que ainda trabalham com os moldes de Ford ou de Taylor, porém, isso vem diminuindo dia após dia. Naquela época, o empregado não tinha poder nenhum de decisão dentro de sua empresa, além de não ter um setor de recursos humanos. Ele apenas cumpria ordens, e se não estivesse satisfeito era substituído por outra pessoa. Ainda vemos isso hoje, no setor do calçado, por exemplo, que inclusive na sua grande maioria ainda conta com uma linha de produção patenteada por Ford. Ou seja, trabalhadores executam tarefas consideradas fáceis, aonde o trabalho vem até elas (leia-se esteiras) e cada uma executa uma tarefa e assim por diante. Lógico, se for para entrar em méritos de porque pessoas ainda se submetem a tais trabalhos, ficaríamos aqui o dia inteiro discutindo nossas diferenças sociais, e não é esse nosso objetivo. O que temos que ter consciência é que até mesmo estes trabalhadores estão se voltando para um novo momento no trabalho. Percebe-se também que quanto maior o grau de instrução destes profissionais, maior a chance dele se tornar um empreendedor, seja um empregado ou um empresário. Outra coisa que percebemos também, é que mesmo estas empresas que trabalham com estas características citadas acima, estão cada vez mais investindo no bem-estar de seus colaboradores, justamente por terem uma noção do “momento” que estamos discutindo. 

Vamos falar então das famosas “empresas modernas”, você já parou para se perguntar: Por que estas empresas estão dando tão certo? Por que essas empresas têm os melhores talentos? É aí que se encaixam os empreendedores empregados. Estas pessoas, na maioria das vezes têm um bom nível educacional ou até mesmo algum talento inato, como pessoas superdotadas de inteligência, por exemplo. Hoje vemos empresas que não cobram horários de seus funcionários, e sim resultados, empresas que permitem ao funcionário levar filhos, animais e até amigos ao seu trabalho, que oferecem salas de massagens, salas de jogos, restaurantes grátis, por exemplo. Os maiores experts em empreendedorismo garantem que empreendedor é aquela pessoas que sonha, mas mais do que isso, coloca seu sonho em prática. Não é necessário que esse empreendedor abra seu próprio negócio, ou mesmo o negócio de seus sonhos, essa pessoa pode ter como sonho trabalhar em uma empresa “moderna”, afinal, quem nunca acordou para trabalhar e pensou: - Como eu queria dormir mais algumas horas. Isso para algumas pessoas pode ser uma coisa fútil, mas para outras um sonho. Vamos mais além, os empreendedores empregados, não trabalham por obrigação, e sim porque gostam do que estão fazendo, por isso, pensam sempre além do sucesso da empresa em que estão trabalhando, pensam também no seu sucesso, no seu bem-estar. 

Enfim, os tempos mudaram e as empresas de sucesso já não trabalham mais nos moldes de Ford e Taylor, salvo algumas exceções é claro. Hoje algumas empresas dão a mesma, ou até mais, atenção para seus colaboradores do que para seus clientes. Qualquer empresa de sucesso no mercado atual tem um amplo e desenvolvido setor de recursos humanos, o qual trabalha dia e noite para dar as melhores condições para seus funcionários. Um funcionário de bem com a vida, trabalha mais leve, tem menos chances de apresentar problemas de saúde, dificilmente vai querer trocar de organização por R$ 50,00, R$ 100,00 de diferença salarial. Só para ilustrarmos algumas empresas com esses moldes atuais de sucesso, podemos citar a Google, o Facebook, o Yahoo, isso falando das mais famosas. Mas aqui no Brasil mesmo temos diversas empresas que já se enquadram perfeitamente nesse nicho também. Temos por fim que observar que empresas de beneficiamento, indústrias, não vão conseguir dar esse mesmo tratamento para seus funcionários, mas existem diversos métodos também usados por empresas destes ramos, que conseguem fazer com que um empreendedor trabalhe satisfeito como empregado, como um plano de carreira, por exemplo. O que fica claro é que as empresas estão mudando, as pessoas estão mudando, a tecnologia está cada dia mais veloz, hoje temos uma expectativa de vida de mais ou menos 30% a mais que nos anos 50, 60. Os tempos são outros, e que sejam cada vez melhores para todos. Aguardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário