quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Será que é promoção?

Bom dia a todos! 

Primeiramente gostaria de me desculpar por estar um tanto afastado do Blog, para quem o acompanha, deve ter percebido que há duas semanas não posto o "texto da semana". 
Felizmente, para minha vida profissional, estou com muito trabalho, o que, se analisado por um olhar mais "blogueiro" é ruim, porque acabo ficando sem tempo para escrever por aqui. Mas enfim, em dias como o de hoje, vou dando um jeitinho de passar por aqui e continuar mantendo este meu passa tempo cada vez mais atualizado. 

O texto de hoje, até pelos motivos já citados no parágrafo anterior, se mostrará bastante breve, mas espero que possa agregar algum conhecimento para todos que tiverem a oportunidade de ler. 


Promoção! 
O que esta palavra nos lembra? Preço baixo? Liquidação? Comprar mais com menos? Na verdade lembra tudo isso, não é? Mas promoção é mais do que isso. Um promotor de vendas da Ambev, por exemplo, não está lá caminhando em volta dos corredores dos grandes super mercados a fim de baixar os preços dos refrigerantes ou cervejas, mas sim, esta lá para promover seus produtos, colocá-los em evidência, na linha dos nossos olhos. 

Então, promoção não quer dizer preço baixo? Não. 

Uma empresa que disponibiliza um serviço de degustação de um determinado produto, em sua loja, ou mesmo no varejo, está promovendo seu produto, mesmo que ele não esteja com o preço abaixo da tabela. 

Feita essa breve relação de promoção com preços baixos, fica bastante evidente que promover um produto, ou colocá-lo em promoção, tem muito mais a ver com várias ações de marketing, de relacionamento com o cliente, do que com simplesmente baixar os preços. 


Como este Blog trata de assuntos ligados a administração, e por sua vez, existe um administrador por trás dele também, precisamos promovê-lo. É por isso que lançamos juntamente com o post de hoje nossa primeira promoção para os leitores. 

Já avisado anteriormente, o Blog vai sortear um livro que conta a biografia de um dos maiores administradores e experts em inovação: Steve Jobs. 



Para participar é fácil, basta curtir a página do Blog no Facebook, ir até o menu PROMOÇÕES no lado esquerdo dá página, ler as instruções, participar e ficar na torcida. 

O resultado sai no dia 13/03, uma terça-feira.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ética no trabalho. Sem ela, impossível!

Boa tarde! 

Publico a seguir texto assinado por mim, que trata desta pequena palavra, mas que tanto representa em nossas vidas e em nossas carreiras: ética. 


Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. 

Definido o que é ética, busca-se relacionar isso com o trabalho, com o dia-a-dia organizacional. Sem ética não se faz um profissional, isso fato. A partir do momento em que a relação de trabalho passa a ser totalmente capitalista, onde existe qualquer tipo de desconfiança quanto à ética de um profissional, ou a ética de uma empresa, pode estar abalada uma relação de trabalho que muitas vezes parecia favorável para todos os envolvidos. 

Alguns exemplos podem ser citados, tanto de profissionais que faltaram com ética como de profissionais que demonstraram ter essa característica muito forte em seu perfil. É ainda importante lembrar que a palavra ética, nas organizações, não aparece somente na relação B2B, ou mesmo B2C, mas também nas relações internas, entre colegas, entre líder e liderado, enfim. 

Um comprador de uma empresa, que aceita subornos e “presentes” para que mesmo que o preço de um determinado fornecedor não seja o mais em conta, continue fechando contratos com o mesmo, o que caracteriza? Um representante comercial, que carrega mais de uma empresa em seu portfólio, e favorece uma ou outra em troca de algum favor, o que caracteriza? Um líder de setor, que mesmo sabendo que um de seus liderados pode render mais em outra função, mas não o faz por alguma desavença, desentendimento passado, o que caracteriza? Um colega de escritório, que vê o profissional ao seu lado passando por alguma dificuldade, tem a solução, mas não a compartilha, o que caracteriza? Enfim, são só alguns exemplos onde a falta de ética prejudica o mais importante em qualquer organização: O SUCESSO DO TODO. 

Por outro lado, um almoxarife que detecta que recebeu um pedido errado, com mais produtos do que consta na nota fiscal, mas que rapidamente busca a solução para o problema, o que caracteriza? Um líder de setor, ou mesmo um gestor que aplica feedbacks constantes, a fim de maximizar o trabalho dos colaboradores, proporcionando um melhor bem estar para ambos, o que caracteriza? Um vendedor do varejo, que percebe ter recebido dinheiro a mais de seu cliente, mas que antes mesmo de deixá-lo ir embora já o comunica do acorrido, o que caracteriza? ÉTICA, essa é a palavra. 

Ter ética, ser ético, nada mais é do que ser correto. Uma característica com certeza super valorizada em um mercado onde temos representantes políticos corruptos e que não ajudam em nada com exemplos podres de como administrar seu próprio povo, é, sem dúvidas, SER CORRETO. 


Gente, quanto a promoção divulgada aqui no último post, é só curtir a página oficial do Blog no Facebook facebook.com/AdministracaoContemporanea e continuar ligado, em breve maiores informações.