quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cliente interno. O colaborador em 1º lugar.

Boa tarde!


O site Administradores.com.br divulgou matéria que trata novamente sobre a valorização dos líderes nas empresas brasileiras. Já escrevi aqui no Blog e repito: esta valorização é extremamente importante quando nos deparamos com o cenário atual em que vivemos. Cenário esse de escassez cada vez maior de profissionais qualificados e comprometidos com o trabalho.

O título da matéria é: "Colaboradores em primeiro lugar: será mesmo?". Quem nunca ouviu dizer que em muitos casos o colaborador é quem merece o melhor tratamento e não o cliente? Eu já ouvi, e concordo. Claro que o cliente deve ter um tratamento especial, quando se fala de serviço então, isso é básico. Mas o produto que o cliente está recebendo, a maneira como está sendo tratado em um restaurante, por exemplo, tudo isso quem faz é o colaborador. Se o colaborador não estiver satisfeito com a empresa, motivado e valorizado, a tendência é uma só: ele próprio pode "queimar o filme" da empresa. Tanto desenvolvendo um produto com imperfeições, como tratando mal o cliente no caso de serviço.



Conforme relata a matéria, muitas empresas brasileiras já se deram conta da importância que deve ser dada ao colaborador, ou cliente interno, mas a maioria ainda trata disso somente no papel. Colocam em seus sites, por exemplo, a importância que dão para seus funcionários, porém, no dia-a-dia mesmo a coisa não acontece como deveria.
Empresas que investem alto no desenvolvimento de seus líderes, são empresas que a longo prazo terão muitos frutos a colher com isso. É o líder imediato que vive o negócio, é ele quem está ao lado do colaborador da manufatura quando as coisas acontecem, logo, é ele quem deve estar preparado para agir de maneira correta para o bem estar de todos seus liderados.

Por fim, a matéria ainda lembra a dificuldade de desenvolver estes líderes. Cita que as escolas, tanto na educação fundamental como no ensino médio, estão preocupadas somente em preparar os alunos para o Enem, e esquecem de falar de economia, política e até mesmo de empreendedorismo, assuntos que de fato aparecem no decorrer da carreira dos futuros profissionais.

Ótima matéria. E de tudo que foi dito, concordo plenamente com a questão da educação básica no Brasil, é só ler o texto que publiquei aqui mesmo no Blog (Administracao pública, a mais importante e ao mesmo tempo a origem do problema no Brasil) para confirmar isso.

A seguir disponibilizo o link com a matéria.

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