terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cultura Organizacional. O Desafio de mudar paradigmas.

Boa tarde!


Publico a seguir texto assinado por mim, que fala um pouco sobre o assunto proposto no título do post.


A palavra PARADIGMA, de origem grega, parádeigma, nada mais é do que um padrão a ser seguido, uma matriz, uma referência inicial de determinado processo. 
Mas o que isso tem a ver com cultura organizacional? Ou melhor, mudança de cultura organizacional? Tudo a ver. 

Paradigmas em uma empresa, são os costumes, vícios adquiridos pelos colaboradores, muitas vezes estimulados por seus próprios gestores. 
Mas o que há de errado nisso? É preciso ser avaliado de uma forma geral, de um ponto de vista onde o crescimento contínuo da organização seja levado a sério. 
A partir do momento em que a tecnologia começa a fazer parte do dia-a-dia de nossas empresas, alguns costumes precisam ser reavaliados. Os softwares de gestão empresarial, ou melhor, os MRP’s, estão aí justamente para nos provar isso. O que seriam das grandes organizações sem seus sistemas de informação apurados, o que seria das empresas que atuam somente com o canal de venda e-Commerce, se há menos de 20 anos não sabíamos se quer o que era internet. 

É aí que entra a ligação entre mudança de cultura organizacional e paradigmas. Pode não parecer, mas uma empresa de grande porte, que depende totalmente de seu software de gestão, bem provavelmente, um dia não contou com o mesmo, ou seja, em um momento ou outro teve que deixar de lado seus paradigmas para dar espaço as mudanças tecnológicas que se impõe para que uma organização continue competitiva. 

Uma empresa sempre terá onde melhorar, se for diferente disso, acabará ficando para trás das demais concorrentes. 

Vejamos o caso de uma empresa que precisa mudar um determinado processo de produção, para diminuir seus custos com desperdício de matéria-prima, porém, até o presente momento, não se tinha a percepção de que isto poderia ser melhorado e tudo corria bem. A primeira reação dos colaboradores que participam do processo será negativa, afinal, sempre foi assim. Um paradigma. Esses profissionais precisam ser treinados para o novo método de processo, e mais importante, precisam entender a importância e necessidade dele. 


Segue vídeo abaixo onde representa exatamente o que estamos constatando: 


Como acontece com freqüência em nossas empresas, veja que após a entrada de todos os novos macacos, mesmo assim eles não subiam a escada atrás das bananas, porém, nenhum deles sabia por quê. Isso é comum nas organizações. Você visualiza um processo que pode ser melhorado, ao mesmo tempo percebe que a pessoa que esta ali o desempenhando, o faz com muita naturalidade, aí chega e pergunta: Porque você está fazendo isto desta maneira? Se você estiver em uma empresa que apresenta resistência a mudança de paradigmas, a provável resposta será: Não sei, sempre foi assim. 

Agora imagine você um líder de setor, que trabalha em uma empresa a 10, 15 anos, sempre com seus costumes e padrões definidos, e que fica sabendo que novos métodos e novos processos serão implementados na empresa, o que ele sentirá? Sentimento de perda, sentimento de que está sendo passado para trás, com certeza. Não quer dizer que este profissional não poderá se adequar as novas práticas de trabalhos, e quem sabe até mesmo se destacar ainda mais com elas, o que acontece é que você está apagando toda uma história de experiências deste profissional, ele terá que começar novamente do zero, e é neste momento que as empresas encontram as maiores dificuldades. 
Boicotes são normais nestes casos. 

Para se ter uma ideia de como é importante a cultura de uma empresa, e quanto ela representa para o processo como um todo, novos funcionários da empresa Toyota, a última empresa a realmente revolucionou o sistema de produção, e criadora das melhores ferramentas para isso, esses colaboradores passam seis meses somente em treinamento, onde um mês inteiro eles ficam em sala de aula estudando a cultura da empresa. Sempre que há alguma alteração a fazer, todos os profissionais passam por novo treinamento onde recebem informações completas de porque e como precisam agir a partir de então. 

E se uma empresa brasileira, com seus costumes e paradigmas formados, ter que se adaptar a um sistema Toyota de produção? Não é fácil de imaginar. 

Mudança de cultura organizacional é uma tarefa muito complexa e desafiadora, além de requerer muita habilidade no contato com os colaboradores da empresa. Se é um desafio, vale a pena tentar.

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