terça-feira, 2 de agosto de 2011

Relações interpessoais como alavanca para o comportamento empreendedor.

Boa tarde!

Publico a seguir texto que fala sobre uma das principais características necessárias para um empreendedor, e da importância desta característica para este tipo de profissional.



Quando se põe em pauta o assunto comunicação interpessoal, se fala de um dos assuntos mais importantes no dia-a-dia de todas as pessoas ligadas a administração, e mais diretamente as ligadas a recursos humanos. Esta comunicação é, em um contexto geral, todas as relações de comunicação entre duas pessoas ou mais, onde não somente a comunicação verbal é importante, mas também gestos, expressões, sinais, etc.. 

Em uma relação direta entre comunicação interpessoal e comportamento empreendedor, verifica-se na verdade que a comunicação interpessoal nada mais é que uma das características mais importantes de quem apresenta este tão comentado comportamento empreendedor. Rapidamente pode-se lembrar de algumas características do empreendedor: ir atrás de seus objetivos, estar atento as oportunidades, ter visão de mercado, entre outras características importantes. 

Fica evidente então, que para uma pessoa apresentar comportamento empreendedor, ou seja, para ela desempenhar com excelência as características deste comportamento, para todas elas esta pessoa fica dependente da comunicação interpessoal. O empreendedor é um líder, e um líder precisa convencer seus liderados. Já se fala hoje em dia, em palestras e treinamentos sobre o assunto, que dependendo dos gestos, do tom de voz, empolgação de como passar uma informação, quem está escutando vai assimilar com maior facilidade ou não. 

Outro ponto a ser lembrado é que um empreendedor tem que acreditar no seu objetivo e ir até o fim, pode-se fazer uma relação aí com a questão da primeira impressão em comunicação interpessoal. Quando este empreendedor vai se relacionar com seus colaboradores, ou até mesmo parceiros de negócios, não pode se deixar levar pela primeira impressão, muitas vezes é extremamente importante quando não se tem uma boa primeira impressão, se dar uma segunda chance e ver se realmente esta pessoa é o que foi assimilado em um primeiro momento. Fazendo a analogia com o mercado de trabalho e comportamento empreendedor, o líder não pode desistir no primeiro “tombo”, ele tem que seguir em frente na busca da proposta inicial. 

Enfim, fica claro que comunicação interpessoal é uma das, se não a mais importante característica de um empreendedor, e como já foi lembrado até aqui no texto, estão diretamente ligadas entre si. Além disso, cabe destacar que apesar da estreita relação, não necessariamente um depende do outro, porque um empreendedor precisa sim ter uma boa comunicação interpessoal, por outro lado uma pessoa de boa comunicação não precisa apresentar características empreendedoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário