sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Diversificação de marca e ramo. O caminho para a perpetuidade.

Boa tarde!

Comento a seguir matéria divulgada pelo site Baguete.com.br na segunda-feira, 08, que trata sobre as lojas iPlace, lojas conceito da Apple, que tem como um dos seus principais parceiros no Brasil o Grupo Herval, de Dois Irmãos.

O que essas lojas iPlace tem a ver com o título do post? Tudo. Tem tudo a ver.

Segundo a matéria, o Grupo Herval quer se tornar o principal parceiro da Apple no Brasil, e para isso pretende disponibilizar até R$ 80 milhões de seu montante disponível para investimentos no varejo até o final de 2012, para expansão de sua rede de lojas conceito iPlace.

O Grupo Herval conta hoje com 09 lojas iPlace nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Brasília e São Paulo. Até o final de 2012 a empresa espera contar com 13 lojas no total. Vale ainda lembrar que o Grupo Herval também tem revendas corporativas da marca HP. O faturamento anual do Grupo todo gira em torno dos R$ 2 bilhões.

Para quem não conhece, o Grupo Herval começou com uma simples madeireira, e foi crescendo, crescendo, e hoje conta com empresas em 13 segmentos diferentes: HS Consórcios, HS Financeira, HS Seguros, HLar Construções, Herval Móveis e Colchões, H Química, If, Beden, Lojas Taqi, Herval Tech (segmento onde se enquadram a iPlace e a HP), Herval Pneus, Herval Atacado da Construção e LF Máquinas e Ferramentas.



Acredito que este seja o caminho para a perpetuidade de empresas, que logo que tomam esse rumo se tornam "grupos" para poder trabalhar com mais de uma marca e em mais de um ramo.

Aqui mesmo no Vale do Sinos, temos diversos exemplos de empresas que acabaram tendo seu ciclo de vida encerrado devido a não percepção deste tipo de planejamento estratégico. No final dos anos 80 e nos anos 90, quando nossa região e principalmente Novo Hamburgo ganharam fama pelo calçado, muitos empresários enriqueceram vendendo sapatos, mas não tiveram esse olhar apurado de investir parte desta riqueza em outros ramos, outras marcas. Deu no que deu. Com a baixa das exportações e consequentemente diminuição em seus faturamentos, muitas empresas quebraram.

Podemos citar outras empresas que também estão trabalhando com este tipo de planejamento. A Paquetá, famosa por produção e comércio de calçados, conta hoje com a Paquetá Empreendimentos. A própria Coca-Cola, que fez fama vendendo refrigerantes, hoje tem linha de calçados, roupas e vários outros artigos com sua marca estampada.

Enfim, vale para as empresas que estão tendo um bom lucro através de suas atividades principais e não sabem o que fazer com ele, não sabem onde investir. Tendo mais de um segmento de produtos a disposição do mercado, na baixa de um, pode-se, na maioria das vezes, contar com a participação do rendimento dos outros.

Para o marketing isto se chama elasticidade horizontal. 
É uma visão de futuro, puro planejamento. Uma marca ou um ramo é arriscado. Várias, um pouco menos. Não é Grupo Herval?


Abaixo o link da matéria do site Baquete.com.br sobre as lojas iPlace do Grupo Herval.


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